Previous
Next
previous
next

Tony Alva

Nascido no ano de 1957 em Santa Mônica, Califórnia, Tony é um dos Z-Boys originais e considerado por muitos como um dos mais influentes skatistas de todos os tempos.

O nível de agressividade que Alva introduziu nos anos 1970 era um contraste enorme comparado ao estilo tradicional da época, automaticamente destacando ele entre os outros skatistas. O protótipo do skatista profissional moderno e uma figura carismática do documentário “Dogtown: The Legendo f the Z-Boys”, baseado na trajetória da crew de Tony na cidade de Venice. Com apenas 19 anos de idade, ele esnobou os grandes nomes do mercado de skate e criou sua própria marca, a Alva Skates. A marca de Alva foi a primeira de todas a ser fundada e operada por um skatista, além de ser uma das primeiras a fabricar shapes em madeira de maple. Foi Tony, em 1976, que sugeriu ao fundador da Vans, Paul Van Doren, para modificar o clássico tênis Authentic – o favorito entre os pioneiros do skate pela sua sola aderente em borracha pura na forma de “waffle” – adicionando uma proteção adicional no colar e no calcanhar. O resultado foi o clássico Vans Era, o primeiro tênis desenhado por skatistas para a prática do skate. 40 anos depois, Alva continua quebrando tudo, no surf e no skate, praticamente todos os dias. Quando as pessoas procuram por skate no dicionário, uma foto dele é o que deveria ser visto.

ENTREVISTA

QUAL A MELHOR VIAGEM QUE VOCÊ JÁ FEZ?

Nos últimos anos foi a viagem a Santiago, Chile. O país ainda é muito jovem na relação com skate, surf e música, e as pessoas de lá estão com muita vontade de viver isso tudo então a molecada fica muito feliz em te ver por lá. As pessoas são super amigáveis e o interior do país é incrível. É um lugar sensacional.

SKATISTA FAVORITO DA VANS?

AVE. Ele é tão versátil e pela idade que ele tem, é um cara muito maduro. Ele tem um estilo único e ele é uma pessoa incrível.

QUAL MANOBRA VOCÊ QUERIA MANDAR MAS NÃO CONSEGUE?

No Handed 360, mas eu vou conseguir em breve.

QUAIS SÃO OS SEUS HOBBIES E INTERESSE ALÉM DO SKATE?

Surf, música, arte e moda.

O ÚLTIMO BOM LIVRO QUE VOCÊ LEU?

A biografia de John Lennon por Philip Norman. Tem 800 páginas e é ótimo.