O Vans Checkerboard Day é uma iniciativa global estabelecida para levantar a bandeira do poder da expressão criativa em todo o mundo. Após um período de isolamento, o Checkerboard Day deste ano focará no papel vital que a criatividade desempenha em ajudar pessoas e comunidades a enfrentar questões de saúde mental e bem-estar.
Neste ano, a Vans apoiará 10 instituições beneficentes em todo o mundo que compartilham o propósito de usar programas focados em criatividade como recursos para lidar com estressores que afetam a saúde mental e o bem-estar, doando um total de US$ 1 milhão.
Para este ano, o Fundo Vans Checkerboard está doando mais de US$ 1 milhão à 10 organizações que apoiam o bem-estar mental:
Social Skate: A missão da associação brasileira Social Skate é desenvolver o espírito social, educacional e cultural de crianças e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio de cultura, arte, educação e skate.
Arte por La Vida AC: O objetivo da Arte por la Vida AC é expandir, através da arte e da cultura, a mente de milhares de crianças, adolescentes e idosos que vivem em situações de vulnerabilidade.
The Wave Project: O objetivo do The Wave Project é ajudar os jovens a melhorar seu bem-estar físico e emocional através do surfe. A terapia com surfe é benéfica como intervenção para jovens no Reino Unido que enfrentam desafios sociais e emocionais.
The Skatepark Project: O The Skatepark Project ajuda comunidades carentes a criar parques públicos seguros e inclusivos para os jovens andarem de skate. Quando os jovens se sentem abandonados, o skate e parques para skate oferecem um espaço compartilhado para que eles se conectem com os outros.
The Bem Raemers Foundation: A Ben Raemers Foundation busca conscientizar sobre ferramentas, técnicas e habilidades que podem ser usadas dentro da comunidade para abordar questões em torno de saúde mental e suicídio.
Get Lit: Get Lit – A Words Ignite funde poesia clássica e falada para aumentar a alfabetização de adolescentes em textos e meios visuais. A organização tem alunos entusiasmados e encorajados a inspirar a consciência social em diversas comunidades.
SAMH: A Singapore Association for Mental Health promove “bem-estar mental para todos”, envolvimento da comunidade e assistência, além de aprendizado no setor pessoal-público-privado através de uma série de conversas, workshops e treinamentos em saúde mental e bem-estar.
Buku Jalanan Chow Kit: O Buku Jalanan Chow Kit é um centro de educação independente focado em ajudar crianças que vivem na pobreza. Doações permitem que o BJC crie mais espaços seguros para que as crianças sintam que pertencem e possam chamar um lugar de seu.
WABC: A Fundação WABC está comprometida em se tornar uma construtora na área de integração social na China. Seu foco é em fornecer serviços gratuitos de cura pela arte para pessoas com problemas mentais, além de cultivar seus interesses e talentos nas artes.
Calm: A Campaign Against Living Miserably (CALM) está liderando um movimento contra o suicídio. A CALM oferece serviços que salvam vidas, provocando uma conversa nacional, e une pessoas para capacitar a todos a se recusar a viver em sofrimento e se posicionar contra o suicídio.
Para o primeiro Vans Checkerboard Day em 2019, doamos mais de US$ 1 milhão à Imagination.org para ajudar a organização a incentivar e financiar a criatividade e o empreendedorismo em crianças no mundo inteiro. Com a doação, ela aumentou o número de Filiais de Criatividade e fortaleceu seus programas educativos em mais de 20 países. Agora, mais de 10 mil crianças em todo o mundo têm mais acesso a oportunidades de brincadeiras criativas e isso é massa! Desde o Checkerboard Day, a Imagination.org recebeu mais de 60 novas inscrições de Filiais de Criatividade e, agora, conta com 190 Filiais em sua rede mundial.
Até 19 de Novembro, a Vans convocará fãs do mundo inteiro a participar de diversas iniciativas digitais focadas em celebrar e conscientizar sobre o poder da autoexpressão criativa como um recurso para a saúde mental e o bem-estar. Isso incluirá o Desafio TikTok #VansCheckerboardDay e a oportunidade de ouvir diretamente de embaixadores globais da marca, como Tony Hawk, Anderson .Paak, Cata Bu, Yaya Zahir e outros, sobre como suas próprias formas de autoexpressão criativa os ajudaram.